O QUE SÃO VTUBERS? CONHEÇA O FENÔMENO DAS LIVES

Elas vem tomando a internet e o cenários dos streams e lives com tudo desde 2020, mas afinal de contas, o que é uma VTuber? Sua origem pode ser traçada até o Japão, no ano de 2016, com a criação do canal da Kizuna Ai, onde um personagem desenhado para imitar uma típica garota anime e usando-se de um modelo 3D animado com funções como expressões faciais e até mesmo gestos corporais, com os próprios gostos e trejeitos, durante seus vídeos ela jogava e falava sobre várias coisas do dia a dia, como uma influenciadora digital “normal”. Seu sucesso foi instantâneo no Japão, com participação da franquia de videogames Hyperdimension Neptunia e várias propagandas de empresas japonesas. Esse êxito levou à criação de várias empresas e agências com o objetivo de criar e gerir novas VTubers, com as mais populares atualmente sendo a Hololive e a NijiSanji.

MAS AFINAL, O QUE SÃO VTUBERS?VTubers, ou Virtual YouTubers, são streamers (que fazem lives) ou influenciadoras digitais, que utilizam de um personagem, normalmente no estilo anime, no lugar de sua câmera. Esses modelos são feitos em 3D (para serem totalmente articulados) com um estilo que replica o traço 2D, elas possuem nomes e personalidades próprias que não representam a pessoa por trás do personagem, essa pessoa tende a não revelar sua identidade, criando assim uma sensação de mistério e aumentando a imersão de que o personagem que você está vendo é alguém real.Existem programas que permitem a criação desses modelos, como o popular Live2D, que permite ao usuário de forma gratuita fazer o seu avatar virtual com capacidades de se expressar utilizando-se da função de face tracking da câmera do celular ou do computador. Refletindo assim, em tempo real, o movimento do corpo e expressões faciais da pessoa por detrás da câmera para sua audiência, permitindo assim que todos possam criar uma VTuber.Certas empresas como a Hololive e a Nijisanji possuem aplicativos próprios e com funções mais avançadas para que as suas VTubers tenham acesso a uma maior qualidade na transmissão e diferentes ferramentas para aumentar a imersão.

MAS ELAS SÃO POPULARES MESMO?Sim. Enquanto ainda não muito famosas pelo Brasil, VTubers já dominam boa parte do mercado de lives no Youtube e são o principal tipo de streamer no Japão e boa parte da Ásia, ocupando quase todas as posições globais de maior quantidade de doações por meio da ferramenta Superchat (que permite enviar dinheiro à streamers durante uma live no YouTube), com a VTuber Kiryu Coco arrecadando mais de €1 milhão (ou R$6,6 milhões) somente com essa ferramenta – antes da sua “aposentadoria” em setembro de 2021. Clipes de lives com traduções feitas por fãs ajudaram a quebrar a barreira da língua e expandir o mercado globalmente em 2020, o que levou a criação de divisões em língua inglesa da Hololive, que conta com a GawrGura, que atualmente possui mais de 3 milhões de inscritos.Porém o público brasileiro ainda possui muitas dúvidas sobre o que são VTubers, no entanto já existem algumas pessoas pioneiras em territórios tupiniquins, como a BatataComPepino – que possui mais de 200 mil seguidores em seu canal da Twitch, e outros YouTubers já conhecidos, como o Gato Galáctico, que recentemente criou um canal em que um de seus personagens faz vídeos jogando diferentes jogos enquanto é animado de forma 2D.

https://wa.me/551132302440