Os diferentes tipos de e-commerce

Os modelos de negócio virtual vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado atualmente. Cada vez mais, os comerciantes buscam atuar na internet, a fim de ampliar seu núcleo de clientes e alcançar novas demandas. Para atender os novos hábitos de consumo, em que o consumidor busca mais praticidade e comodidade para comprar, o e-commerce chega como uma alternativa muito eficaz. De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, após a pandemia, o e-commerce no Brasil apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior. Esse nome significa nada mais do que um comércio eletrônico, no qual todos os procedimentos de compra, exceto a entrega, são de forma virtual, algo que vem se tornando uma necessidade para as empresas nos dias de hoje. 

  Mas afinal, quais são os tipos de e-commerce? 

  Vamos começar pela loja virtual. Esse modelo talvez seja o mais comum entre os comerciantes nos últimos anos, isso porque, notando as tendências tecnológicas, os comerciantes buscaram uma alternativa online de vender os seus produtos. Como o próprio nome diz, esse tipo de e-commerce é uma loja virtual, que funciona como uma vitrine digital e tem como objetivo alcançar os clientes, que por diversos motivos, não tem fácil acesso à loja física. 

Já o Marketplace é um modelo de negócio que possibilita os consumidores e vendedores se conectarem através de uma única plataforma, que é um ambiente online onde vários lojistas podem atuar. Dessa forma, esse modelo funciona como uma espécie de Shopping online, por onde o consumidor encontra produtos de diferentes segmentos. Em geral, os Marketplace são sites com muita visibilidade, que recebem muitas visitas por serem uma plataforma de fácil acesso ao consumidor. 

  Por fim, outro tipo de e-commerce é o Dropshipping, mais uma alternativa de venda online. A maior diferença desse modelo para os outros é que nele é possível que um lojista venda os seus produtos sem necessitar obrigatoriamente de um estoque. Isso é possível pois, ao realizar uma transação online com o cliente, o vendedor automaticamente ativa um fornecedor, que é o responsável pelo armazenamento e envio da compra realizada. 

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